Luciana Leal

Designer de estampas | Ilustrações | Ideias

PORTFOLIO

Projeto “Quatiara: estampando a cultura indígena amazônica”

Trata-se de uma pesquisa de grafismos corporais indígenas da região de Santarém/Pa para posterior aplicação em oficinas de estamparia manual realizadas com alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa. É uma busca por inspirações regionais para o desenvolvimento de estampas para aplicação manual em tecido, fazendo uso da símbologia cultural indígena, ainda usada por pintores corporais que hoje frequentam a universidade.

Como resultado deste projeto tivemos dezenas de peças estampadas, que fizeram parte da exposição final. Foram camisas, panos de prato, capas para almofadas, faixas para cabelo, e outros, todos em tecido 100 por cento algodão.

Mais informações:  www.facebook.com/projeto.quatiara/

Projeto "Design de Superfície na Amazônia"

O projeto “Design de superfície na Amazônia: referências visuais da iconografia arqueológica do oeste do Pará no desenvolvimento de estampas têxteis” foi idealizado com a intenção de pesquisar referências visuais em peças arqueológicas dos índios Tapajós, da região oeste do Pará, para o desenvolvimento de estampas contínuas para aplicação em tecido.

A etapa de projetação partiu da análise de fotos de peças arqueológicas, seguida da definição de elementos de composição
visual para estampas, como os urubus de apêndices de peças cerâmicas, incisões em peças líticas, figuras zoomorfas, padrões de decoração, representações antropomorfas, todas incrivelmente inspiradoras. Após escolher as imagens, fiz a separação destas conforme sua aptidão, para serem trabalhadas como estampa fotográfica ou vetorial.

Para conhecer a coleção inteira acesse:
http://bit.ly/2wqLHc3

Coleção Tapajós para "Matinta Criada"

A coleção "Tapajós" para a Matinta Criada faz uso dos grafismo de peças arqueológias tapajônicas, originadas da região oeste do Pará, para composição de estampas localizadas aplicadas em tecido por serigrafia.

A "Matinta Criada" é minha marca sozonal-intermitente, que tem produção limitada, de acordo com minha disponibilidade. A ideia é fazer uso exclusivo de minhas artes com aplicação em tecido para peças de vestuário e/ou acessórios.

Para conhecer a coleção inteira acesse: 
http://bit.ly/2joHx34

Exposição Azulejos dos Tapajós

Uma coleção de azulejos com desenhos inspirados nos ornamentos dos artefatos arqueológicos da coleção do Laboratório de arqueologia Curt Nimuendaju.

Com base nos ornamentos pesquisados, iniciei o processo de produção de composições próprias que chamei de «AZULEJOS DOS TAPAJÓS».

Esta exposição busca aproximar os santarenos da riqueza iconográfica ancestral deixada pelos índios Tapajós, e contribuir para a preservação e divulgação do patrimônio cultural da região oeste do Pará. A exposição permanente está disponível para visitação na sede do laboratório, em Santarém/Pa.


Quer saber mais sobre os projetos acima?
Fique à vontade para me enviar mensagem. Clique aqui .